A vivência do Mini Grupo II transformou-se em uma experiência cheia de poesia, descobertas e aprendizagens.
Explorar a chuva juntos tornou-se um momento intencional e potente, onde cuidado e educação caminham lado a lado, afinal, a educação infantil é um espaço em que as crianças constroem sentidos, experimentam o mundo e se apropriam dele diariamente.
O encontro com esse fenômeno natural ofereceu à turma a oportunidade de sentir o vento no rosto, escutar o som das gotas, observar como a água escorre pelas folhas e dialogar com o ambiente de forma livre, curiosa e sensível. Em meio às poças, às texturas e às sensações, surgiram perguntas e hipóteses genuínas: “Por que chove?”, “O que a gota faz na folha?”, “Para onde vai a água depois?”.



Estudos inspirados em em teorias sociointeracionistas, apontam que o contato direto com a natureza estimula a imaginação, a formulação de hipóteses, o pensamento científico, a criatividade e a expressão emocional. Ao interagir com elementos naturais (água, vento, sons, texturas), as crianças desenvolvem competências cognitivas, linguagem, coordenação motora, percepção sensorial e habilidades socioemocionais essenciais.
Além disso, a natureza favorece a construção de vínculos: com o grupo, com o ambiente e com a própria experiência de aprender. Ao dividir olhares, risos e descobertas, as crianças criam memórias afetivas e fortalecem sua relação com o mundo ao redor.
Assim, cada gota de chuva tornou-se um convite à curiosidade; cada vento, uma nova sensação; cada pergunta, um caminho para aprender.
A infância pulsa exatamente nesses instantes simples, vivos e profundamente significativos.
“As experiências vividas nos espaços de Educação Infantil devem possibilitar aos bebês e às crianças a interação e reflexão sobre o mundo que os cerca, sobre os elementos da natureza, para que possam criar e testar suas hipóteses, construindo, assim suas aprendizagens.”
(Currículo da Cidade – pág 84)
Atividade realizada com o agrupamento Mini Grupo II C, em 10 de novembro de 2025.


