Uma experiência sensorial e artística através do fogo, onde as cores ganham vida de um jeito novo e mágico!
Hoje, nossos pequenos viveram uma pintura diferente, uma vivência multicolorida que combina arte, encantamento e descobertas. O fogo, um dos elementos mais antigos da natureza, quando utilizado com cuidado, atenção e a presença de um adulto, transforma-se em uma ferramenta surpreendente de experimentação. Nesse processo, as crianças exploraram novas possibilidades, observaram mudanças, criaram hipóteses e exercitaram a concentração de maneira espontânea e curiosa.
A experiência se conecta diretamente ao princípio da multiplicidade de linguagens e vivências lúdicas, que reforça a importância de oferecer às crianças diferentes materiais, texturas, cores e situações de experimentação. Segundo estudiosos da educação infantil, como Loris Malaguzzi (Reggio Emilia) e Vygotsky, a criança aprende por meio da ação, da interação e da criação, e a arte é uma das linguagens mais potentes para isso.



“Considerar os elementos da natureza propor o encantamento articulando esses elementos em espiral, representando um movimento positivo e construtivo”
(Currículo da Cidade, Educação Ambiental – pág. 50)
A pintura lúdica contribui para o desenvolvimento sensorial, cognitivo e emocional, estimulando a percepção visual, a coordenação motora fina, a autonomia e o pensamento simbólico. Ao participar de experiências artísticas que envolvem encantamento e experimentação, as crianças não apenas produzem arte, elas constroem repertórios, ampliam sua imaginação e fortalecem sua relação com o mundo.
Assim, cada cor que surge é uma descoberta. Cada brilho é uma aprendizagem e cada traço, uma forma de a criança dizer ao mundo quem ela é e como sente.
Atividade realizada com o agrupamento Mini grupo I C/D, pela professoras Joenice e Nayara, em 13 de novembro de 2025.

