Em nosso CEI, temos um espaço privilegiado: um jardim vivo, pulsante, onde o verde instiga as crianças a explorarem, descobrirem e sentirem o mundo com todos os sentidos.
Estar em contato com a natureza é, para a infância, uma experiência de encantamento e crescimento. Pesquisas em educação infantil mostram que ambientes naturais estimulam o desenvolvimento integral das crianças (físico, cognitivo, social e emocional) favorecendo a curiosidade, o respeito pelo meio ambiente e a construção da consciência ecológica desde cedo.
Quando as crianças exploram o ambiente ao ar livre, elas ampliam suas competências motoras, fortalecem vínculos com o grupo e desenvolvem habilidades socioemocionais importantes, como cooperação, empatia e autocontrole. O simples ato de tocar a terra, observar o movimento das folhas ou cuidar de uma planta, ativa processos internos de calma, concentração e pertencimento.



O cuidado com plantas, flores e grãos tem sido vivido com muita intensidade por nossos pequenos.
Eles demonstram interesse genuíno ao manusear o solo, compreender suas texturas, perceber seus cheiros e observar suas transformações. Essa relação direta com a natureza favorece a autonomia, o senso de responsabilidade e a percepção de que fazem parte de um mundo maior, vivo e em constante mudança.
Além disso, experiências como essas dialogam com a perspectiva de autores como Loris Malaguzzi, que defendem a multiplicidade de linguagens na infância; e com estudos que indicam que a natureza é um espaço potente para o exercício da imaginação, da criatividade e da expressão artística.
Assim, cada toque no solo e cada nova descoberta tornam-se caminhos para que as crianças compreendam o mundo e a si mesmas com mais sensibilidade, curiosidade e encantamento.
“O meio ambiente mão deve ser considerado uma atividade-fim, mas um meio para gerar reflexões…”
(Currículo da Cidade, Educação Ambiental)
Atividade realizada com o agrupamento Mini grupo I C/D, pela professoras Joenice e Nayara, em 14 de novembro de 2025.

