Hoje foi o dia de mandar o mosquito da dengue para bem longe! Dicas simples podem ajudar na prevenção contra a doença e a turminha do Mini Grupo – II B já sabe te dizer como!
Eles aprenderam com a professora Andressa, qual é o mosquito malvado que provoca a dengue, quais os sintomas e quais os cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito.
E quando aparecem os sintomas, você sabe o que fazer?
Em caso de sintomas, deve-se procurar um serviço de saúde, ingerir muita água e evitar uso de medicamentos por conta própria. O serviço médico fornecerá as orientações necessárias para cada caso.
Algumas informações gerais são importantes: repousar; passar repelente corporal (pois assim evita que o mosquito se infecte); utilizar roupas que cubram braços, pernas e pés (diminuindo as áreas disponíveis para o mosquito se alimentar); utilizar mosquiteiro, principalmente em pessoas acamadas.
Para a prevenção, é preciso tomar os seguintes cuidados:
Ações simples como eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerante e sacos abertos que possam acumular água ajudam no combate à dengue. Piscinas que não estiverem em uso podem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Tampar os ralos é mais uma medida recomendada.
Se tiver ocorrendo obras na residência sempre é bom estar atento a equipamentos como lonas, carrinhos de mão, betoneiras para não acumularem água. Na lista ainda aparece as limpezas da bandeja externa da geladeira e da bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Lembre-se! Você também é um agente de combate contra a dengue! Faça a sua parte