Em continuidade ao projeto “Quitandinha”, hoje foi dia de fazer feira, literalmente! As crianças do Mini grupo II, da professora Brenda e do Mini Grupo II B, da professora Vânia, tiveram a experiência de explorar o entorno do CEI, conhecendo a Feira Livre do nosso bairro. Além visitar as barracas, conhecer as mais diversas frutas e legumes in natura, elas escolheram e compraram o que queriam consumir, aprenderam a negociar, com direito a pedir desconto, e aprenderam também a pagar pelos produtos escolhidos. Foi uma manhã muito produtiva e significativa para a aprendizagem e vivências das crianças.
Após as comprinhas, não poderia faltar o tão esperado pastel! Cada um escolheu o seu sabor preferido e se deliciou junto com um saboroso e geladinho caldo de cana. Não podemos deixar de agradecer ao nosso parceiro Point do Pastel Vila Mara que acolheu com muito carinho e atenção os nossos pequeninos.
Ao retornarmos para o CEI, fizemos uma vivência super saborosa com as frutas escolhidas. Foi um momento cheio de alegrias e descobertas, com gostinho de quero mais!
“As experiências de aprendizagens de bebês e crianças não se limitam aos espaços internos da Unidade Educacional, os espaços são um importante elemento curricular e potencializadores das aprendizagens infantis. Ocupar os espaços do entorno da instituição, seu bairro, sua cidade, oferecendo às crianças condições de experimentar autonomamente a ocupação, a exploração e a transformação dos lugares farão com que eles tenham maior sentido, pois o espaço será tratado como sujeito e objeto pedagógico, numa perspectiva integradora.”
Indicadores de Qualidade da Educação infantil paulistana, página 49.
Indicadores de qualidade da Educação Infantil Paulistana:
documento com orientações para Autoavaliação Institucional Participativa, que contempla o envolvimento de todos os atores que integram as práticas educativas nas Unidades de Educação Infantil: bebês, crianças, suas famílias e responsáveis, docentes, gestoras e gestores, demais educadoras e educadores e a própria Secretaria Municipal de Educação.