O Centro de Educação Infantil Arco Íris Fundesp atende 174 crianças de 0 a 3 e 11 meses (a partir de 4 anos, as crianças são realocadas em uma escola municipal pela própria prefeitura de São Paulo). Contamos com uma equipe de 32 colaboradores:
- 1 Diretora
- 1 Coordenadora
- 19 Professoras
- 3 Auxiliares de sala
- 3 Auxiliares de limpeza
- 1 Cozinheira
- 3 Auxiliares de cozinha
- 1 Auxiliar de manutenção
A sede localizada em São Miguel Paulista, extremo leste da capital paulista, atualmente é mantido pela prefeitura de São Paulo. A instituição pública faz o repasse da verba, que é destinada única e exclusivamente para a manutenção do CEI, incluindo salário das professoras e de toda a equipe, alimentação, nutricionista, manutenção estrutural e execução de todas as atividades conforme projeto pedagógico apresentado em nossos relatórios de atividades.
O nosso trabalho vai muito além de cuidar, dar amor e carinho e educar as crianças. Incentivamos e ampliamos a capacidade de aprender, integrando toda a estrutura: crianças, professores, pais dos alunos e o ambiente escolar. Essa integração visa representar o cotidiano da ação educativa, reforçando as diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, que orienta o intercâmbio creche-família-comunidade.
Afeto, rotina e ambiente influenciam diretamente no desenvolvimento e evolução da criança. É nas relações com outras pessoas e com o meio em que se vive, que são feitas as conexões e sinapses que formam as estruturas cerebrais e determinam a personalidade de cada ser.
Segundo estudos da neurociência, mesmo após o nascimento, o cérebro continua sendo construído e as experiências vivenciadas, especialmente na primeiríssima infância, é que determinam a qualidade dessa “construção”. Quanto melhor for a “construção” do cérebro nesta fase, melhor será a preparação das crianças para o futuro, ou seja, uma arquitetura cerebral sólida, faz com que a criança tenha uma estrutura mais apta a superar desafios e dificuldades.
Oportunidades perdidas na primeira infância podem representar oportunidades perdidas para sempre, é por isso que levamos muito a sério o trabalho pedagógico:
Fazemos uma gestão democrática, valorizamos os nossos profissionais, promovemos qualidade de ensino-aprendizagem, organização e integração curricular e estabelecemos uma relação de afeto e confiança.
Temos muito orgulho em dizer que nossa equipe é extremamente profissional, competente e amorosa. Juntamente com o nosso projeto pedagógico, baseado em orientações curriculares, expectativas de aprendizagem e orientações didáticas para educação infantil, as professoras colocam em prática toda a potencialidade que as crianças possuem para aprender e se desenvolver, proporcionando:
- Aprendizado contínuo;
- Dinâmicas criativas;
- Alimentação saudável e de qualidade, rica em nutrientes e variedade de alimentos;
- Vivências com diversidades de materialidades e exploração de cores e formas;
- Expressividade das linguagens artísticas, verbal, corporal, musical e teatral;
- Conhecimento matemático;
- Cuidados com a higiene pessoal;
- Aulas de culinária;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Hora da leitura;
- Surpresas em datas especiais.
Além disso, promovemos encontros para a formação continuada da equipe com aprendizagem teórica e prática, conforme nosso plano de capacitação permanente de recursos humanos.
Acreditamos que é direito de toda criança e adolescente ser assistido e ter oportunidades de acesso ao afeto, à educação e à cultura de forma digna e adequada. Por isso, trabalhamos em defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e de seus pais e/ou cuidadores, incluindo a família como plataforma para um desenvolvimento pleno, tendo como base principal o estímulo, as interações e o afeto. A base familiar, como o primeiro contato do indivíduo com o mundo, deve trazer consigo boas vivências e experiências, pois elas são capazes de refletir diretamente no comportamento e formação dos descendentes.