O Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas em 18 de dezembro de 2007, como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno do espectro do autismo (TEA), e também informar e conscientizar sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas.
“O autismo é um transtorno crônico mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.“
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde
A conscientização pode gerar a identificação precoce de possíveis sinais de autismo em crianças, possibilitando a intervenção e apoio necessário desde a primeira infância. Um diagnóstico precoce possibilita estratégias para que as crianças autistas se desenvolvam com todo o suporte, atenção e dedicação que merecem.
Por isso, promover ações dentro da unidade escolar que agreguem de maneira significativa na desmistificação do autismo, desconstrói conceitos errôneos e amplia a compreensão das características e necessidades que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno, além de reduzir o preconceito e discriminação.
Pensando nisso, organizamos um encontro com os pais e familiares das nossas crianças para discutir sobre a conscientização do autismo. A responsável pela introdução ao tema “Maternidade Atípica” foi a professora Lucimara. Sobre “Contexto familiar”, tivemos o depoimento da Fernanda; e sobre “Contexto Escolar“, tivemos a participação da Priscila, que também compartilhou seu depoimento.
Para finalizar a nossa roda de conversa, a professora Jéssica falou sobre a “Importância de um diagnóstico e acompanhamento contínuo.“
Foi um encontro muito produtivo e que nos trouxe muita sensibilidade, informações e conhecimento para lidar com o tema.
Agradecemos a participação de todos que contribuíram para que este evento de suma importância acontecesse. A participação e interesse de cada um é sempre muito importante para nós.